segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resolvi ficar e ir já para a Foz. Eça de Queirós

Porto [Julho ou Agosto de 1871]

Meu querido Ramalho
Tencionava partir além de amanhã para aí - mas mudei de resolução em vista destas considerações.
Os médicos prescrevem-me impreterivelmente, urgentemente, o uso de banhos de mar. Para os nervos, para a anemia e para a vista. Ora, eu não quero tomar banhos nas praias de Lisboa, que são ou de lodo - ou de soirée dançante - coisas igualmente detestáveis.
Tenho pois de tomar banhos ou aqui na Foz ou em Espinho. Por consequência se fosse a Lisboa tinha de voltar em Setembro, querendo Deus: só em viagens gastava 4 ou 5 libras - o que é antieconómico. Resolvi pois ficar e ir já para a Foz.
Mas para regular a minha vida, e basear cálculos, preciso que você me diga - se tem algum dinheiro meu aí das nossas Farpas.
Francisco entregou-me aqui 13$000 rs.; faça pois as suas contas e diga-me se posso contar com algum dinheiro que aí tenha. Sem esta base, não posso fazer cálculos à minha embrulhada vida. Depois ou resolverei ficar - ou partir para aí, melancolicamente, a cultivar a Deusa dos Mares.
Resposta rápida. No caso de eu ficar, trataremos de reequilibrar o nosso trabalho sobre As Farpas.
Seu do C.
Queiroz 

Eça de Queiroz. Correspondência. Organização e notas de A. Campos Matos. Vol I. Lisboa, Caminho, 2008, p. 52-53

2 comentários:

  1. OS DEPUTADOS VÃO AO BAILE

    Durante o dia do baile, assim como nos dois dias que imediatamente o precederem, não comais alho, nem comais os refogados de cebola com que vos alimentam nas nossas estalagens. Esse regime dietético convém para puxar o copo-de-água oratório e para cevar a facúndia tribunícia em barrigas patrióticas, mas é nocivo para falar com senhoras. Depois de tomada esta precaução para o fim de conversardes convenientemente com as damas, tomai ainda uma outra: não converseis."

    Ramalho Ortigão, in FARPAS ESCOLHIDAS, Lisboa, Ulisseia, 1991, p. 156.

    ResponderEliminar
  2. falar de eça é como quem chama por mim. pelo menos para mim :D a irene fialho tem um blog sobre um eça menos conhecido. vais gostar. EM

    ResponderEliminar