domingo, 4 de agosto de 2013

Chamo uma vez mais pelo Anjo Sublime para que ele me leve pelo caminho que corta o declive. Maria Gabriela Llansol

Porque toda a manhã creio que atravessei a abóbada da solidão humana; que um som, a realidade autêntica da língua, chama, por um caminho ladeado de barreiras, o seu génio animal. Nessa abóbada, há imaterial de grande qualidade que difunde o medo-fonte; poucos seres humanos têm inteligência afectiva. Chamo uma vez mais pelo Anjo Sublime para que ele me leve pelo caminho que corta o declive. Se eu soubesse qual era a verdadeira natureza do medo - o que ele nos ensina, e faz perder - morreria desta morte menos vezes; assim assombro os meus animais com esta voz alta do meu pensamento,
e digo-lhes
"apareceram os primeiros rebentos à árvore".
Ou ainda,
"a morte é dar como verdadeiro o que é".

Maria Gabriela Llansol, Cantileno. Lisboa, Relógio d'Água, 2000, p. 47.

2 comentários:

  1. A abóboda da solidão humana: é isso mesmo!
    Se não fosse essa solidão não se escreveria assim. Não se leria assim. Não se construiruia essa abóboda, voz alta do pensamento.
    Só conheço este pedaço de Cantilena: tenho pena do que perco porque desconheço.
    Agora este pedaço é precioso para mim.

    ResponderEliminar
  2. Vi sem óculos antes de precisar provar não ser um robot. Só agora vejo que não é Cantilena mas Cantileno. O que faz toda a diferença. Aqui fica a emenda.

    ResponderEliminar